Ténis regressa esta madrugada com arranque da primeira edição da United Cup

O período de hibernação chegou ao fim e o início da nova temporada está a horas de se concretizar: é na madrugada desta quinta-feira que se disputam os primeiros pontos da novel United Cup, prova que sucede à ATP Cup e que marca o arranque do calendário de 2023 sob o mote da harmonia entre os circuitos masculino e feminino.

Sem escapar à tradição, a elite do ténis mundial vai fazer os primeiros testes oficiais em solo australiano e a primeira edição do certame dispersa-se por três cidades – Sydney, Perth e Brisbane – até ao próximo dia 8 de janeiro, em modo de preparação para o Australian Open.

É a Taylor Fritz que cabe a honra de inaugurar o espetáculo, em Sydney, ao serviço do conjunto norte-americano. Estando em disputa a liderança do Grupo C, ao campeão de Indian Wells sucede a entrada da compatriota Madison Keys, ao passo que a República Checa se faz representar por Jiri Lehecka e Marie Bouzkova. Mais tarde e naquele mesmo palco a comitiva da casa vai a jogo: Alex de Minaur substitui o lesionado Nick Kyrgios diante do britânico Cameron Norrie, seguindo-se da atuação de Zoe Hives com Katie Swan.

Em Perth, a programação da jornada inaugural abre com um compromisso agendado entre a grega Despina Papamichail e a búlgara Isabella Shinikova, antes de um mais aguardado duelo que opõe Stefanos Tsitsipas a Grigor Dimitrov. Numa sessão noturna que reedita a final do pretérito Campeonato Mundial de Futebol, a francesa Alizé Cornet procura afirmar o favoritismo frente à argentina María Carlé, estando o desfecho entregue a Arthur Rinderknech e Francisco Cerúndolo.

Por último, as decisões em Brisbane têm representação da língua portuguesa: o Brasil procura dar o primeiro passo no Grupo E frente à seleção italiana e Beatriz Haddad Maia vai medir forças com Martina Trevisan. Posteriormente, Felipe Meligeni Alves vai tentar contrariar o favoritismo de Lorenzo Musetti. Também a Suíça e o Cazaquistão fazem a estreia esta quinta-feira e partilham o court primeiro entre Belinda Bencic e Yulia Putintseva, e depois entre Marc-Andrea Huesler e Timofey Skatov.

Os prémios monetários desta nova prova de exibição com reminiscências da extinta Hopman Cup rondam os 15 milhões de dólares e as 18 nações presentes foram selecionadas através da seguinte equação: seis apuradas de acordo com o melhor ranking ATP do jogador número um, seis apuradas de acordo com o melhor ranking WTA da jogadora número um e seis apuradas de acordo com o melhor ranking combinado de um jogador e uma jogadora.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share