O português Francisco Cabral (54.º classificado no ranking mundial de pares) vai estrear-se no quadro principal do Australian Open ao lado do compatriota João Sousa (atual 142.º e ex-26.º), confirmou esta quarta-feira a organização do primeiro torneio do Grand Slam da temporada (16 a 29 de janeiro).
Aos 25 anos, o portuense aguardava pela confirmação da entrada direta no quadro principal de pares do “Major” australiano ao lado do vimaranense, oito anos mais velho, confirmação essa que chegou com a divulgação da lista de inscritos.
A conjugação dos rankings de Cabral e Sousa é a melhor da atualidade entre dois tenistas portugueses, dado que ao 54.º lugar do portuense em pares junta-se o 82.º lugar do vimaranense em singulares, ou seja, a dupla portuguesa entrou com um ranking combinado de 136.
O Australian Open será o terceiro torneio do Grand Slam em que Francisco Cabral participa, depois de ter jogado Wimbledon e o US Open em 2022 ao lado de Nuno Borges. Quanto a João Sousa, disputará pela 31.ª vez na carreira um quadro de pares a este nível, ele que em 2019 alcançou, ao lado de Leonardo Mayer e precisamente em Melbourne, o melhor resultado da história para um português ao chegar às meias-finais.
Em cima da mesa está também a participação da dupla lusa no ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, a partir de 7 de janeiro.
Francisco Cabral e João Sousa disputaram um torneio lado a lado em 2022 e celebraram duas vitórias: foi no mês de maio em Genebra, onde só perderam nas meias-finais.