João Domingues (atual 290.º classificado no ranking ATP) é o único tenista português confirmado no quadro principal de singulares do Indoor Oeiras Open 1, o primeiro de dois torneios do ATP Challenger Tour que a Federação Portuguesa de Ténis organizará na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, a partir do dia 1 de janeiro de 2023.
O oliveirense surge na 14.ª linha de uma lista de inscritos que, tal como era esperado, não conta com os quatro melhores tenistas lusos da atualidade, uma vez que João Sousa (82.º), Nuno Borges (106.º), Frederico Silva (202.º) e Gastão Elias (225.º) já estarão no continente australiano, onde participarão no Australian Open — os dois primeiros com entrada direta no quadro principal, os dois últimos no qualifying.
Para além de João Domingues, também Gonçalo Oliveira (483.º) surge na lista de inscritos, mas a classificação atual do portuense de 27 anos deixa-o na lista de alternates do qualifying, sendo esperada a atribuição de um wild card — bem como a outros representantes lusos.
Relativamente ao quadro principal, a lista de inscritos é liderada pelo lituano Ricardas Berankis (169.º), que está disposto a hipotecar a viagem aos antípodas, uma vez que uma boa campanha no Jamor o impediria de chegar a tempo ao qualifying do primeiro torneio do Grand Slam da temporada.
Depois, segue-se um intervalo considerável, e esperado, até ao segundo melhor classificado entre os inscritos, o britânico Jay Clarke (241.º), com Matteo Gigante (253.º), Hamad Medjedovic (256.º), Alastair Gray (268.º), Aziz Dougaz (274.º), Maximilian Neuchrist (275.º) e Mate Valkusz (276.º) a fecharem a lista de cabeças de série provisória.
O primeiro alternate para o quadro principal é o francês Pierre-Hugues Herbert, atual 307.º classificado no ranking de singulares que chegou a ser 36.º em 2019 e que na variante de pares já foi número dois mundial, contando com uma carreira de sucesso ao lado do compatriota Nicolas Mahut (21 títulos conquistados, entre os quais os quatro torneios do Grand Slam e o ATP Finals).
O Indoor Oeiras Open 1 é um torneio ATP Challenger da categoria 50 (50 pontos para o campeão) e acontecerá entre os dias 1 e 8 de janeiro. Na semana seguinte, de 8 a 15 de janeiro, acontecerá o Indoor Oeiras Open 2, um ATP Challenger 75.