Num encontro com muito em jogo, Stefanos Tsitsipas (3.º) foi levado ao limite por Daniil Medvedev (5.º) e foi ao fim de três desgastastes sets que pôde respirar de alívio. O campeão da edição de 2019 do ATP Finals saiu por cima de uma intensa batalha com o vencedor de 2020 e o regresso às meias-finais está a uma vitória de distância.
O jogador de Atenas não soube gerir a liderança diante do moscovita e depois de um primeiro set conquistado sem grandes percalços esteve próximo de ver o cenário inverter-se. Dispôs de três chances para fechar as contas ao segundo parcial, desperdiçou todas elas e foi apenas quase uma hora depois que colocou ponto final à contenda por 6-3, 6-7 (11) e 7-6 (1).
Tsitsipas não perdeu tempo a cimentar a liderança e foi com um break somado logo à primeira oportunidade que conduziu o primeiro parcial a seu favor, sem enfrentar quaisquer chances por parte do adversário. Nenhum dos protagonistas teve ao seu dispor hipóteses de quebrar o serviço no set seguinte e apenas no tira teimas o grego contou com três pontos para fechar a partida. Não converteu nenhum deles e pouco depois foi Medvedev a concretizar o quarto set point para igualar a contenda.
O equilíbrio voltou a ser a chave do que restou da partida e com um break assinado para cada lado o tie-break voltou a assumir uma importância crucial. O domínio de Tsitsipas foi claro mas não foi à primeira oportunidade que assegurou a vitória – fê-lo à segunda, ao fim de cerca de hora e meia de duração.
Feitas as contas, Daniil Medvedev junta-se a Rafael Nadal no leque de jogadores que já não têm chances matemáticas de apuramento para a próxima etapa do torneio da elite. Já Stefanos Tsitsipas, que com esta primeira vitória ainda não pode juntar-se a Novak Djokovic nas meias-finais, vai discutir a vaga que resta no Grupo Vermelho com Andrey Rublev (7.º) na próxima sexta-feira.