OEIRAS — Francisco Cabral tem sido um dos tenistas portugueses em maior destaque no circuito internacional ao longo de 2022, ano em que levou o nome até ao top 50 mundial de pares, e esta semana está de regresso a Portugal para procurar mais um título de campeão nacional absoluto na variante. Mas desta vez o portuense conta com um novo parceiro, Jaime Faria, ao lado de quem defenderá o estatuto de primeiro cabeça de série — o mesmo das irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge.
Aos 25 anos, Francisco Cabral procura o quinto título de campeão nacional absoluto de pares masculinos: o atual 51.º classificado do ranking ATP venceu a edição de 2016 ao lado de Tiago Cação (com quem foi finalista dois anos depois), a de 2019 com Paulo Fernandes e as de 2020 e 2021 com Nuno Borges — campeão em título que falha a edição deste ano por estar a preparar as últimas semanas de competição no circuito internacional.
Para o fazer, escolheu Jaime Faria, jovem de 19 anos que cumpre a primeira época da carreira como profissional e que em 2022 já conquistou quatro títulos internacionais — dois ITF de singulares e dois ITF de pares —, para além de boas campanhas na variante de pares no ATP Challenger Tour.
Primeiros cabeças de série, Cabral e Faria terão como maiores opositores Fred Gil/Fábio Coelho (segundos pré-designados), Gonçalo Falcão/José Ricardo Nunes (terceiros) e os irmãos Henrique Rocha/Francisco Rocha (quartos).
Em pares femininos, as maiores candidatas ao título são as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge. Lado a lado, as vimaranenses conquistaram três das últimas quatro edições (2018, 2019 e 2021), sendo que a esses títulos a mais velha, Francisca, junta ainda os de 2016 (com Rita Vilaça) e 2017 (com Maria Inês Fonte).
As segundas cabeças de série são Ana Filipa Santos (vencedora em 2020 com Inês Murta) e Maria Garcia.
Quadro de pares masculinos:
Campeonato-Nacional-Absoluto-—-Quadro-Masculino-ParesQuadro de pares femininos:
Campeonato-Nacional-Absoluto-—-Quadro-Feminino-ParesQuadro de pares mistos:
Campeonato-Nacional-Absoluto-—-Quadro-Pares-Mistos