Cinco anos depois da primeira participação no WTA Finals, Caroline Garcia regressou ao “torneio das maestras” com uma vitória convincente sobre Coco Gauff, que tal como a compatriota Jessica Pegula não conseguiu entrar com o pé direito no torneio que acontece pela primeira vez em Fort Worth, no Texas.
Tal como nos quartos de final do US Open, a tenista francesa conseguiu impôr-se à norte-americana — a mais nova desde Maria Sharapova em 2005 a qualificar-se para o WTA Finals — em apenas duas partidas, desta vez com os parciais de 6-4 e 6-3.
Praticamente imparável desde junho (regista 33 vitórias desde esse período), Garcia nunca permitiu a Gauff sentir-se confortável perante o seu público — que apesar de ainda não ter esgotado a Dickies Arena vestiu relativamente bem as bancadas — e aproveitou as fragilidades da jovem de 18 anos no fundo do court, quer nas pancadas de direita e esquerda, quer no serviço, para disparar 20 winners ao longo dos 78 minutos em que construiu a vitória.
O 40.º triunfo do ano (sexta tenista a consegui-lo) colocou Caroline Garcia no segundo lugar do Grupo Tracy Austin, atrás da número um mundial Iga Swiatek, que perdeu menos dois jogos a caminho da vitória sobre Daria Kasatkina no primeiro singular da jornada. Na quinta-feira, a francesa e a polaca estarão frente a frente.