82 minutos bastaram para a polaca Iga Swiatek, número um mundial, regressar ao WTA Finals com uma vitória autoritária, um ano depois de ter protagonizado uma passagem fugaz pelo torneio que reúne as oito melhores jogadoras da época.
Frente-a-frente com a russa Daria Kasatkina pela quinta vez esta época, a melhor tenista da atualidade repetiu o domínio das ocasiões anteriores e derrotou a moscovita em duas partidas, por 6-2 e 6-3.
Se em 2021 perdeu não só na estreia, como no duelo seguinte (a única vitória foi celebrada num encontro que já não tinha implicações no desfecho da fase de grupos), em 2022 Swiatek entrou com o pé direito no derradeiro torneio da temporada WTA.
Apesar da boa atitude que lhe permitiu lutar do início ao fim, Kasatkina não conseguiu surpreender no plano de jogo e, apesar de ter saído derrotada nas quatro ocasiões anteriores em que enfrentou Swiatek esta época, esbarrou nos mesmos problemas. Muito mais sólida do fundo do court, a líder do ranking mundial pegou no jogo desde o início e com mais soluções técnicas e táticas foi sempre a melhor jogadora.
Desta forma, Iga Swiatek subiu ao primeiro lugar do Grupo Tracy Austin, que também conta com Coco Gauff e Caroline Garcia. A norte-americana e a francesa estarão frente a frente no derradeiro encontro da jornada desta terça-feira, agendado para as 00h de quarta-feira (menos cinco horas no Texas).