United Cup é oficial: arranca a 29 de dezembro e reúne os melhores homens e mulheres em três cidades australianas

É oficial: homens e mulheres vão competir frente a frente e lado a lado na nova United Cup, a competição oficial que a ATP e a WTA confirmaram esta quinta-feira, em parceria com a Tennis Australia, um mês e meio depois de terem surgido os primeiros rumores sobre a nova competição mista que passará a fazer parte dos calendários oficiais dos circuitos masculino e feminino. A primeira edição acontecerá entre os dias 29 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023 nas cidades australianas de Brisbane, Sydney e Perth.

Com prémios monetários no valor de 15 milhões de dólares e 500 pontos ATP e WTA em jogo, a United Cup reunirá 18 equipas mistas: seis apuradas de acordo com o melhor ranking ATP do jogador número um, seis apuradas de acordo com o melhor ranking WTA da jogadora número um e seis apuradas de acordo com o melhor ranking combinado de um jogador e uma jogadora.

As 18 equipas serão distribuídas por seis grupos de três equipas, com cada uma das três cidades a receber dois grupos. Os frente a frente entre as equipas serão composto por cinco encontros (um singular masculino e um singular feminino na sessão diurna, seguidos de um singular masculino, um singular feminino e um par misto na sessão noturna).

As equipas que vencerem os grupos organizados entre cada cidade lutarão entre si por uma das três vagas (seis grupos, três encontros) nas meias-finais, com a restante vaga a ser ocupada pela seguinte equipa com melhores resultados na fase de grupos.

Como país organizador, a Austrália receberá uma das seis vagas reservadas aos países com melhor ranking combinado caso não consiga a qualificação direta. Rússia e Bielorrússia estão impedidas de participar — à semelhança do que acontece nas restantes competições por equipas, a Taça Davis e a Billie Jean King Cup.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share