João Sousa (67.º) é a única figura nacional inscrita no ATP 500 de Viena e é já na manhã deste sábado que inicia o percurso a trilhar na fase de qualificação. O número um nacional parte como favorito para o teste de estreia na capital austríaca, ao ter pela frente o convidado da casa Alexander Erler (769.º), adversário que nunca antes defrontou.
O compromisso do vimaranense é o segundo da programação deste sábado a acontecer no court central do complexo indoor, com um início a rondar as 11h30 de Portugal Continental. Se não se deixar surpreender, Sousa não só dá por terminada a maré de cinco derrotas consecutivas no ATP Tour, como se coloca a um passo de se juntar ao quadro principal.
A defender a condição de oitavo favorito da fase prévia da prova austríaca, João Sousa pode discutir o apuramento para a etapa seguinte com o primeiro cabeça de série do qualifying, já que o eventual derradeiro encontro poderá opô-lo ao nipónico Yoshihito Nishioka (39.º), se este bater o bielorrusso Ilya Ivashka (70.º).