Logo após Cori Gauff ter reservado a quinta vaga de apuramento para o WTA Finals, Aryna Sabalenka (4.ª) e Daria Kasatkina (11.ª) foram os nomes que se seguiram ao garantir um lugar em Fort Worth, cidade texana que reúne as oito melhores jogadoras da temporada: enquanto a primeira tem pela frente a segunda participação da carreira nesta prova, a segunda prepara-se para fazer a estreia.
Com duas finais na bagagem esta temporada – em Estugarda e ‘s-Hertogenbosch -, Sabalenka procura ainda um primeiro título em 2022. Não estando a viver um período positivo, com apenas uma vitória somada nos últimos dois torneios, a bielorrussa procura inverter o cenário com o seu regresso à prova de elite, onde em 2021 não foi além da fase de grupos com o estatuto de número dois mundial e primeira pré-designada.
Quanto a Kasatkina, que este ano conta com as conquistas no WTA 500 de San Jose e no WTA 250 de Granby além de ter alcançado o melhor registo da carreira em Grand Slams (as meias-finais em Roland-Garros), regressou ao top 10 este verão para deixar para trás um jejum de três anos e é uma das estreantes na competição que encerra o ano, a par com Jabeur, Pegula e Gauff.
Aryna Sabalenka e Daria Kasatkina juntam-se às também já apuradas Iga Swiatek, Ons Jabeur, Jessica Pegula, Cori Gauff and Caroline Garcia e a última vaga será decidida na madrugada deste sábado, sendo atribuída à vencedora do embate entre Veronika Kudermetova (12.ª) e Maria Sakkari (6.ª), que partilham ambições de acesso às meias-finais do WTA 1000 de Guadalajara.