LOULÉ — O regresso inesperado de Maria João Koehler ao circuito internacional mais de quatro anos depois começou de forma positiva, com a ex-número 102 do ranking WTA a carimbar a passagem aos quartos de final de pares do Loulé Ladies Open ao lado da espanhola Yvonne Cavalle-Reimers.
Apenas dois dias depois de ter respondido afirmativamente ao convite inesperado, Koehler uniu esforços com Cavalle-Reimers pela primeira vez e venceu a compatriota Sara Lança e a suíça Nicole Gadient em duas partidas, por 6-2 e 6-0.
O encontro desta terça-feira foi o primeiro de Maria João Koehler desde o Campeonato Nacional Absoluto de 2020, onde regressou depois de um interregno de mais de dois anos devido à lesão no joelho que a fez concluir precocemente a carreira de jogadora aos 26 anos.
Apurada para os quartos de final, a portuense de 30 anos — que iniciou a carreira de treinadora na Rafa Nadal Academy, em Manacor, e mais recentemente acompanhou a australiana Ellen Perez, especialista de pares, no circuito WTA — enfrentará nos quartos de final as segundas cabeças de série, Adrienn Nagy e Jacqueline Cabaj Awad.
Para além de Maria João Koehler, há mais quatro portuguesas apuradas para os quartos de final do Loulé Ladies Open — e a garantia de uma dupla nas meias-finais, dado que Francisca Jorge e Matilde Jorge vão enfrentar Raquel Álvaro e Amália Suciu.
As primeiras (que chegam a Loulé com os troféus de campeãs do The Campus Ladies Open nas bagagens) confirmaram o estatuto de cabeças de cartaz e venceram as irmãs neerlandesas Demi Tran e Lian Tran por 6-1 e 6-1, enquanto as segundas responderam ao wild card que lhes foi entregue pela organização com um triunfo pelos parciais de 6-3 e 6-4 sobre Adriana Pellizzari e Giulia Pereira de Aguiar.