João Domingues (280.º) não tinha uma tarefa nada acessível na ronda de estreia no Challenger de Alicante e os esforços levados a cabo na tarde desta terça-feira não foram suficientes para surpreender o primeiro cabeça de série e um dos mais credenciados jogadores da casa. O oliveirense ainda recuperou de um primeiro parcial perdido diante do veterano Fernando Verdasco (115.º), mas a quebra de ritmo foi notória e preponderante para o desfecho final, marcado por 7-5, 4-6 e 6-0.
O número cinco nacional exibiu-se a grande nível na maior parte da contenda e com um arranque autoritário colocou-se a liderar o set de abertura por 5-1. Mas o madrileno reagiu a tempo e após salvar um set point inverteu por completo o cenário ao vencer os seis jogos seguintes. Mas o desânimo não impediu Domingues de continuar a batalhar e acabou por prevalecer num segundo parcial balanceado após converter uma de duas únicas oportunidades de break.
O que se seguiu do encontro desempenhou rumo inverso aos dois primeiros sets e, perante um português apático, Verdasco viu abrir-se a janela da vitória de forma bem expressa: não vacilou nos seus três jogos de serviço e com tantas outras quebras anotadas no serviço de Domingues somou o triunfo de estreia em Alicante.
Terminado o percurso em singulares, resta a João Domingues o compromisso no quadro de pares: vai formar parceria com o compatriota Gonçalo Falcão e entram em ação para a tarefa inaugural já esta quarta-feira, medindo forças com o duo formado pelo romeno Mircea Alexandru Jecan e o ucraniano Oleksii Krutykh.