Um dia depois de Casper Ruud ter ocupado a terceira vaga do lote de apurados para as ATP Finals, Stefanos Tsitsipas seguiu o mesmo caminho e assegurou esta sexta-feira o regresso ao evento que reune os oito melhores jogadores da temporada. O grego, que se sagrou campeão da prova em 2019 – ano em que coincidiu com a sua estreia -, é o quarto nome com presença confirmada em Turim e prepara-se para fazer a sua quarta participação consecutiva.
Ainda que não esteja a participar em nenhum dos três eventos ATP que decorrem esta semana, Tsitsipas – que no fim de semana passado fez parte da comitiva europeia na Laver Cup – amealhou os pontos suficientes para carimbar o passaporte para a prova de elite que se realiza pela segunda ocasião em solo italiano, depois do adeus a Londres. Ainda relativamente longe de cruzarem a barreira estão os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev, seguidos do canadiano Felix Auger-Aliassime e do campeão em título Alexander Zverev (ainda a tentar regressar ao circuito depois da lesão sofrida em Roland-Garros).
Aos 24 anos, Stefanos Tsitsipas – que esta temporada somou os títulos de campeão em Monte Carlo e em Maiorca – vai iniciar a 13 de novembro a quarta campanha seguida nas Nitto ATP Finals e mantém a ambição de voltar a protagonizar voos elevados – depois de uma estreia de sonho que culminou na conquista do título de campeão frente a Dominic Thiem, o ateniense cedeu por duas ocasiões na Round Robin (numa delas, desistiu devido a lesão).