Depois de Carlos Alcaraz e Rafael Nadal terem sido os primeiros a reservar um lugar na cimeira de elite que une os oito melhores tenistas da temporada, Casper Ruud ultrapassou a barreira de pontos necessários e assegurou presença nas Nitto ATP Finals, que este ano se realizam entre os dias 13 e 20 de novembro em Turim, Itália. Trata-se da segunda aparição do nórdico na prova, depois de na edição transata ter alcançado as meias-finais.
Tendo nesta temporada somado três dos seus nove títulos do palmarés no ATP Tour, Ruud deu esta quinta-feira o segundo passo no ATP 250 de Seul ao bater Nicolas Jarry (111.º) numa batalha de três sets e viu como confirmado o regresso ao lote dos jogadores com melhor desempenho do ano. O número dois mundial é o principal candidato à vitória no torneio sul-coreano e vai ter como próximo obstáculo o japonês Yoshihito Nishioka (56.º).
“Fui informado de que me qualifiquei para as Nitto ATP Finals em Turim novamente e estou muito feliz por poder voltar a Itália. Vivi bons momentos lá no ano passado e é um grande país no ténis”, reagiu Casper Ruud após garantir o apuramento.
O jovem jogador de Oslo, que entrou pela primeira vez para o top 10 em setembro de 2021, vai voltar a ser uma das figuras presentes no evento – fez a estreia no ano passado – e reduziu o leque de vagas para cinco. É o grego Stefanos Tsitsipas quem neste momento tem maiores chances de se juntar ao elenco, mas conta logo na retaguarda com os russos Daniil Medvedev e Andrey Rublev. Felix Auger-Aliassime é quem se segue na Race to Turin e, mesmo afastado devido a lesão, o campeão em título Alexander Zverev surge no oitavo posto.