A Europa dominou a sessão diurna da jornada inaugural da Laver Cup, mas com a sessão diurna chegou a primeira vitória da Equipa Mundo, que viu Alex de Minaur levar a melhor no duelo de estreantes com Andy Murray numa O2 Arena de Londres ao rubro. A jornada desta sexta-feira conclui-se com o tão aguardado encontro de pares de Roger Federer com Rafael Nadal, que será o último da carreira do suíço enquanto tenista profissional.
De regresso ao palco onde há quase seis anos venceu Djokovic para conquistar o ATP Finals e chegar à liderança do ranking mundial pela primeira vez, Murray começou melhor, mas não conseguiu escrever um final feliz e não evitou a recuperação, que culminou nos parciais de 5-7, 6-3 e 10-7 a favor do australiano.
Este foi o segundo encontro do dia a ser decidido no “Laver Breaker” (o match tie-break que substitui o terceiro set tradicional, à semelhança do que no circuito profissional acontece com a variante de pares), depois da vitória de Casper Ruud sobre Jack Sock no duelo que abriu a competição.
E as 2h28 de encontro entre de Minaur e Murray tornaram-no num dos mais longos da história da competição, que em 2022 celebra a sua quinta edição.
Com a Europa a vencer o Mundo por 2-1, a jornada de sexta-feira ficará concluída com o duelo mais aguardado de todo o fim de semana: Federer e Nadal contra Sock e Frances Tiafoe.