João Sousa (55.º) está de regresso ao circuito depois de ter representado com sucesso as cores nacionais na eliminatória – onde teve um papel determinante – da Taça Davis frente ao Brasil e ficou esta segunda-feira a conhecer o nome do primeiro adversário a enfrentar no piso rápido do ATP 250 de Metz. Embora o sorteio lhe tenha ditado um confronto com um jogador proveniente do qualifying, o vimaranense não vai ter uma tarefa nada fácil pela frente: Stan Wawrinka (284.º).
O número um nacional, que tem como anterior campanha no ATP Tour a segunda eliminatória alcançada no US Open, tem uma boa chance de remar contra a corrente do registo entre ambos. Com mais ritmo competitivo em contraste com o ainda debilitado jogador helvético, Sousa assume o favoritismo a vencer o quarto duelo da carreira com Wawrinka, após três vitórias para o antigo número três mundial.
Caso se confirme o êxito do jogador luso e consequente sexta derrota consecutiva para o lado suíço, João Sousa vai ter como próximo obstáculo o número três da hierarquia Daniil Medvedev, principal favorito ao troféu que usufruiu de acesso direto à segunda eliminatória.
Ainda sem conhecer palco e hora marcada para a estreia, o português de 33 anos vai entrar em ação na próxima quarta-feira, marcando o regresso a uma cidade que lhe traz boas memórias: alcançou a final na única anterior ocasião em que participou na prova em Metz e só deixou escapar o título frente a David Goffin. Também Francisco Cabral inicia o percurso nessa mesma jornada e atua na variante de pares ao lado do antigo número um Jamie Murray.