VIANA DO CASTELO — João Sousa (número 56 do ranking ATP) levou a melhor no duelo de “números um” com Thiago Monteiro (65.º) e deu a Portugal o ponto necessário para bater o Brasil (3-1), no Centro Cultural de Viana do Castelo, e selar o apuramento para as Davis Cup Qualifiers, a ronda de acesso à fase final da Taça Davis.
Um dia depois de ter aberto o frente-a-frente inédito entre os dois países com uma vitória autoritária sobre Felipe Meligeni, que é o número dois brasileiro (e 143.º ATP), João Sousa voltou a construir uma exibição categórica e triunfou por 6-3 e 6-1 depois de 1h28.
Antes, Nuno Borges e Francisco Cabral perderam o encontro de pares em três sets, por 6-3, 0-6 e 6-3 favoráveis a Rafael Matos e Meligeni, e falharam a conquista do ponto que teria selado desde logo a eliminatória.
Com a vitória desta semana, Portugal qualificou-se para a ronda de acesso à elite da Taça Davis. As Davis Cup Qualifiers (uma eliminatória única) estão marcadas para a semana de 30 de janeiro de 2023 e darão acesso às Davis Cup Finals.