VIANA DO CASTELO — João Sousa (56.º classificado no ranking ATP) foi encarregue de abrir a eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis entre Portugal e Brasil e cumpriu a tarefa com distinção, dando à seleção nacional portuguesa o primeiro ponto no Centro Cultural de Viana do Castelo.
No dia em que se tornou no tenista português com mais eliminatórias na competição (31), o vimaranense de 33 anos só precisou de 65 minutos para derrotar Felipe Meligeni Rodrigues Alves (143.º) por 6-1 e 6-3.
O encontro inaugural da eliminatória foi de sentido único: a experiência, o nível de jogo e as condições foram totalmente favoráveis a João Sousa, que entrou muito bem no encontro. Do outro lado, o adversário brasileiro cometeu demasiados erros e acusou bastante a ocasião. Foi sem surpresas que o número um português fechou o primeiro set sem problemas e, inclusive, sem precisar de se exibir perto do seu melhor nível.
Na segunda partida, Meligeni começou a mostrar algum ténis e ainda deu mostras de luta nos primeiros jogos, mas assim que João Sousa colocou “uma mudança acima” e elevou o nível de jogo, a partir do 2-3, só perdeu mais três pontos até à conclusão do encontro. O vimaranense não chegou a enfrentar um único ponto de break.
Com a conquista do primeiro ponto, Portugal parte em vantagem frente ao Brasil para o segundo e último encontro do dia, que colocará frente a frente Nuno Borges (93.º do ranking e esta semana em estreia no top 100) e Thiago Monteiro (65.º e apenas dois degraus da melhor classificação de carreira).
Última atualização às 17h08.