CALDAS DA RAINHA — A jovem portuguesa Maria Garcia perdeu, esta terça-feira, na estreia no quadro principal de singulares do Caldas da Rainha Ladies Open, torneio ITF de 60.000 dólares mais hospitalidade para o qual recebeu um wild card.
A disputar o terceiro quadro principal da carreira em torneios profissionais, mas primeiro em eventos desta dimensão, a tenista de 15 anos — que foi campeã nacional de sub 16 em 2021 e vice-campeã em 2022 — perdeu por 6-1 e 7-5 com a japonesa Hirioko Kuwata, 16 anos mais velha e número 455 mundial.
Disputado nos courts cobertos do Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha, o encontro teve um primeiro set de sentido único para a jogadora nipónica. Mas no segundo, já com o natural nervosismo deixado para trás e mais à vontade em campo, Maria Garcia conseguiu lutar de igual para igual e até esteve a liderar por 5-4, momento a partir do qual a adversária venceu três jogos consecutivos para encerrar a discussão.
Com a derrota de Maria Garcia, o Caldas da Rainha Ladies Open passa a contar com três portuguesas no quadro principal de singulares: Francisca Jorge (a única com entrada direta), Matilde Jorge (convidada da organização) e Ana Filipa Santos, que entrou como lucky loser depois de perder na segunda ronda do qualifying.