As primeiras horas da jornada desta quarta-feira serviram de palco ao primeiro triunfo português no quadro principal de singulares do ITF de 25.000 dólares de Sintra, mas também às primeiras derrotas: Martim Prata (convidado da organização) e Tiago Silva (que entrou como lucky loser) foram eliminados na primeira ronda.
Repescado depois de “cair” na última ronda do qualifying, o jovem Tiago Silva (de apenas 17 anos) disputou pela terceira vez na carreira o quadro principal de um torneio profissional, mas não conseguiu prolongar a estadia e perdeu por 6-1 e 6-2 com o britânico Arthur Fery (número 622 mundial).
Pouco depois, também Martim Prata ficou pelo caminho. A aproveitar as últimas semanas de competição em Portugal antes de regressar aos Estados Unidos da América, onde estuda na University of Tennessee, o jovem de 22 anos deu boa réplica, mas não conseguiu surpreender Lucas Catarina (498.º). Após 2h21 e com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-1, o monegasco confirmou o estatuto de quinto cabeça de série e seguiu para a segunda ronda.
Em sentido contrário, Duarte Vale tornou-se no primeiro jogador “da casa” a avançar para a segunda eliminatória, fase em que até pode receber a companhia do compatriota Fábio Coelho.