Pedro Sousa (565.º) regressou ao ATP Challenger Tour da melhor maneira após ter passado pela fase de qualificação do US Open – onde somou o primeiro triunfo da carreira – e anotou na manhã desta terça-feira a vitória de estreia em Tulln, em Áustria. A usufruir do estatuto de ranking protegido, o lisboeta não perdeu tempo a passar pelo italiano Francesco Passaro (146.º), por 6-4 e 6-4.
Tendo até sido o primeiro a ficar para trás no marcador, Sousa reagiu a tempo para inverter um break sofrido e num ápice virou o cenário a seu favor para somar a vitória no parcial de abertura graças a duas quebras para o seu lado. O português conseguiu gerir a liderança e foi logo no arranque do segundo set que se voltou a evidenciar: com duas quebras consecutivas ficou a meio caminho do êxito, mas foi apenas à quinta oportunidade que conseguiu converter o match point.
Somada a primeira vitória no circuito secundário desde o início do mês de maio, o jogador luso de 34 anos procura dilatar o percurso na Baixa Áustria e vai ser com o quarto pré-designado Elias Ymer (133.º) que terá hipóteses de rubricar o apuramento para os quartos de final. Trata-se do segundo embate entre ambos a este nível, cinco anos após Sousa ter sido mais forte em Como, e o vencedor vai cruzar-se com o brasileiro Felipe Meligeni Alves (144.º) ou o eslovaco Lukas Klein (300.º)