A portuguesa Francisca Jorge (299.ª) garantiu, esta quarta-feira, a presença nos oitavos de final da variante de singulares do ITF de 25.000 dólares de Leiria com um triunfo suado e que envolveu uma recuperação no marcador.
A disputar o seu primeiro encontro desde que se tornou na sexta mulher portuguesa a inscrever o nome no top 300 do ranking WTA, a vimaranense ultrapassou a resistência da chinesa Xiaodi You (307.º) em três sets, pelos parciais de 1-6, 6-1 e 6-1, ao cabo de pouco mais de 2 horas.
Numa contenda com duas fases completamente distintas, o primeiro set pertenceu por completo à tenista asiática, que quebrou por quatro ocasiões o serviço da atleta nacional, algo que se alterou por completo nos parciais seguintes: Francisca Jorge aumentou significativamente o seu nível de jogo e registou cinco breaks, não permitindo um único à oponente.
A próxima adversária da número um nacional sairá do confronto entre a mexicana Maria Jose Portillo Ramirez (457.ª) e a turca Pemra Ozgen, sexta favorita e 248.ª do ranking, que a derrotou nas meias-finais do ITF de Montemor-o-Novo.
Ainda em ação esta quarta-feira estará a sua irmã Matilde Jorge (787.ª), que terá pela frente a primeira pré-designada, a francesa Jessika Ponchet — número 158 da hierarquia mundial.
Também em jogo do lado nacional estiveram Elizabet Hamaliy (1418.ª) e Milla Sequeira (que recebeu um wild card) que sucumbiram em dois sets perante as sérvias Katarina Jokic (474.ª) e Natalija Stevanovic (198.ª e terceira pré-designada), respetivamente, além de Beatriz Neves (também convidada da organização) que, na terça-feira, sucumbiu perante a japonesa e segunda favorita Mai Hontama (194.ª).