Os portugueses Martim Prata, Gonçalo Falcão, Pedro Libório e Nuno Pinheiro apuraram-se, esta segunda-feira, para a terceira e última ronda do qualifying do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open. O torneio distribui 25.000 dólares em prémios monetários e é organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal.
A defender o estatuto de 10.º cabeça de série, Martim Prata (1666.º classificado no ranking ATP) impôs-se ao compatriota Ricardo Batista (sem classificação) por 6-4 e 6-2 para chegar à derradeira ronda da fase de qualificação. O finlandês Aleksi Lofman (1004.º) será o próximo adversário do jovem português que atualmente estuda na Universidade do Tennessee, nos EUA.
Quem também confirmou o favoritismo foi Gonçalo Falcão. Recém-consagrado campeão mundial de veteranos em singulares, pares masculinos e pares mistos no escalão de +30, o tenista português de 34 anos (atual 1902.º do ranking) levou a melhor sobre Paulo Silva, por 6-1 e 6-1, e agarrou-se ao estatuto de 14.º pré-designado. Alexandre Reco, de França e número 852 mundial, é o adversário que o separa do quadro principal.
Pedro Libório, que estuda na Boise State University, no Idaho (EUA), surpreendeu o compatriota Tiago Silva (11.º cabeça de série e número 1666 ATP) em duas partidas, por 6-4 e 6-2, e também assegurou a presença na última ronda, que disputará contra Eero Vasa — o finlandês, número 1051 mundial, venceu o português Ricardo Ramos por 6-2 e 6-2.
A representação lusa na derradeira ronda da fase de qualificação ficou completa com o nome de Nuno Pinheiro. O jovem português de 18 anos impôs-se ao britânico Joseph White, três anos mais velho e 15.º cabeça de série, por 7-6 e 7-5 e agendou encontro com o francês Raphael Lambling (973.º).
Fábio Coelho, Illia Stoliar, Filipe Grebentsov, Bernardo Balancho e André Amaro não conseguiram juntar-se aos compatriotas na última etapa do quadro de qualificação.
Para além dos nomes dos jogadores apurados para a derradeira ronda do qualifying, a jornada desta segunda-feira também deu a conhecer a composição dos quadros principais.Gonçalo Oliveira é o primeiro cabeça de série em ambos (joga a variante de pares ao lado do chinês Fajing Sun), sendo um dos sete representantes nacionais assegurados na grelha principal: tal como ele, também Duarte Vale e Jaime Faria tiveram entrada direta, enquanto Daniel Rodrigues, Henrique Rocha, Miguel Gomes e o setubalense Diogo Marques foram convidados pela organização