Os portugueses João Domingues e Francisco Cabral destacaram-se entre a comitiva lusa na atualização desta segunda-feira do ranking ATP, o primeiro com uma subida considerável na tabela de singulares e o segundo com o melhor ranking da carreira em pares.
Na sequência das meias-finais no Challenger de Praga, João Domingues ganhou 23 lugares e subiu à 276.ª posição, que se traduz no seu melhor ranking desde fevereiro.
O jogador de Oliveira de Azeméis é o atual número cinco nacional, atrás de João Sousa (manteve o 59.º lugar), Nuno Borges (subiu um degrau, para 104.º), Gastão Elias (200.º, com um lugar a menos) e Frederico Silva (254.º), que perdeu dois.
À exceção de Sousa, Borges e Domingues, a atualização do ranking de singulares desta ATP foi sinónimo de descidas para os restantes representantes nacionais — um cenário raríssimo.
Nos pares, ainda que ligeira, a subida de Francisco Cabral (47.º com o ganho de um lugar) permitiu ao portuense alcançar o melhor ranking da carreira e cimentar o estatuto de número um nacional. O portuense é seguido por Nuno Borges (82.º), Gonçalo Oliveira (169.º) e João Sousa (296.º).