LOUSADA — Um ano depois, Henrique Rocha voltou a despedir-se do Lousada Ténis Atlântico de troféu nas mãos, ao revalidar o título de campeão nacional de sub 18. O maisto é apenas o sexto jogador a vencer a prova em duas ocasiões e o quarto a fazê-lo em anos consecutivos.
Primeiro cabeça de série e indiscutível grande favorito à vitória final, o jovem de 18 anos venceu na final Diogo Morais, do CIF, pelos parciais de 6-1 e 6-2.
Naquela que foi a terceira final entre ambos em campeonatos nacionais (já se tinham defrontado em 2018, no escação de sub 14, e em 2020, no escalão de sub 16), o jogador da Escola de Ténis da Maia — atualmente integrado no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis — entrou melhor no encontro.
Com quatro jogos consecutivos a abrir, Rocha “sacudiu” o nervosismo e ganhou a confiança que lhe permitiu continuar a destacar-se no marcador. Mas a segunda partida deu um novo fôlego a Morais, que conseguiu dar algum equilíbrio ao encontro nos primeiros jogos, antes do adversário voltar a encontrar as soluções táticas e a aumentar a intensidade de jogo para construir a vitória.
O Campeonato Nacional de Sub 18 foi o último torneio da carreira de Henrique Rocha enquanto júnior. No panorama português, o tenista da Maia tornou-se no sexto rapaz a conquistar por duas vezes o título de singulares no torneio — ninguém tem mais no torneio masculino — e o quarto a fazê-lo em anos consecutivos.
Última atualização às 12h23.