O português Nuno Borges (105.º do ranking ATP) “furou” a fase de qualificação do US Open e pouco depois ficou a saber que terá pela frente no quadro principal um dos jogadores mais talentosos da nova geração do ténis nos Estados Unidos da América: Ben Shelton.
Com apenas 19 anos, o norte-americano venceu a mais recente edição do Campeonato Nacional Universitário e esta semana anunciou a decisão de se tornar tenista profissional, interrompendo o percurso no circuito college (fez parte da Universidade da Flórida, onde partilhou dois anos com Duarte Vale) a meio.
A decisão de Ben Shelton foi tomada dias depois de ter dado que falar ao alcançar a terceira ronda do ATP Masters 1000 de Cincinnati com vitórias sobre Lorenzo Sonego (56.º) e Casper Ruud (5.º) antes de perder com Cameron Norrie (11.º), mas este não foi o único resultado de relevo do atual número 171 mundial no circuito.
Nas semanas anteriores, o prodígio norte-americano (que em julho era o 433.º do ranking) começou no qualifying e só parou na final do Challenger de Rome, nos EUA, alcançou umas meias-finais em Indianápolis e uma outra final em Chicago.
Borges foi sorteado na metade superior do quadro e se for bem sucedido poderá defrontar o georgiano Nikoloz Basilashvili (31.º cabeça de série) na segunda eliminatória. Daniil Medvedev, primeiro favorito e campeão em título, está na mesma secção.