Gael Monfils não competia há três meses e viveu um regresso aos courts para esquecer, com uma lesão no pé (o mesmo ao qual foi operado em maio) a impedi-lo de concluir o encontro com Jack Draper no ATP Masters 1000 de Montreal, no Canadá. Horas depois, o francês anunciou o regresso à Europa para fazer mais exames a uma situação que parece ser preocupante.
Sem competir desde o torneio de Madrid, em maio, o francês perdia por 6-2, 0-2 quando, após executar uma direita aparentemente inofensiva, sentiu o pé direito e caiu no chão.
Monfils precisou de ajuda do adversário e do árbitro de cadeira para se levantar e após receber assistência do médico do torneio preparou-se para retomar o encontro, mas uma breve conversa com a sua equipa técnica levou-o a abdicar.
Horas depois, nas redes sociais, o atual número 20 mundial anunciou que “os primeiros exames que fiz não são bons e decidi regressar à Europa para ver os meus médicos.”
Com este desfecho, foi Jack Draper quem seguiu para os quartos de final do ATP Masters 1000 de Montreal. O britânico celebrou a melhor vitória da carreira na véspera, ao passar pelo grego Stefanos Tsitsipas, e agora tem encontro marcado com o espanhol Pablo Carreño-Busta.