A estreia de Tiago Silva em torneios do ITF World Tennis Tour correu de feição e às duas rondas ultrapassadas na fase de qualificação em Castelo Branco seguiu-se um novo triunfo que não só o transportou à segunda eliminatória, como também lhe entregou o primeiro ponto ATP da carreira. Ao jovem português, também na tarde desta quarta-feira se juntaram as vitórias anotadas pelos compatriotas Martim Prata, Fábio Coelho e Francisco Rocha.
Embalado pelos dois êxitos autoritários carimbados nas etapas anteriores, Tiago Silva voltou a mostrar-se inflexível perante o marroquino Imran Sibille (1549.º) e bastaram-lhe apenas 55 minutos para assinar uma vitória supersónica por 6-1 e 6-1 – a primeira de sempre em quadros principais do circuito profissional. Somado o primeiro tento ATP, o maiato vai ter pela frente o compatriota Fábio Coelho, que também sem grandes demoras se encarregou de surpreender o sexto favorito Pierre Delage (874.º), por 6-4 e 6-0.
Mas o embate supramencionado não se trata do único embate 100% nacional agendado para a próxima ronda. Também Martim Prata e Francisco Rocha vão partilhar o court em solo albicastrense após triunfos anotados contra gauleses: enquanto o primeiro resistiu a uma batalha de 7-5, 2-6 e 6-4 diante de Maxence Broville (871.º), o segundo trilhou uma exibição mais segura, por 6-3 e 6-0, frente a Matt Ponchet (1626.º).
Rodrigo Beires e Filipe Grebentsov, ambos provenientes do qualifying foram outros dos atletas da casa que já se exibiram esta jornada, mas nenhum deles conseguiu somar nova vitória: o primeiro cedeu por 6-3 e 6-1 frente ao australiano Kody Pearson (1369.º), ao passo que o outro não resistiu ao primeiro pré-designado Ben Patael (497.º), por 6-2 e 6-1.