A jornada desta segunda-feira marcou a conclusão da disputa da fase de qualificação do ITF de 15.000 dólares de Castelo Branco e aos nove portugueses com presença já garantida no quadro principal juntou-se o quarteto nacional que ultrapassou as duas rondas prévias. André Rodeia, Filipe Grebentsov, Rodrigo Beires e Tiago Silva ocuparam quatro das oito vagas atribuídas aos qualifiers e reforçaram a presença lusa na fase final.
O primeiro a sorrir foi André Rodeia, que se evidenciou num duelo 100% português para derrubar Luís Miguel Saraiva pelos contundentes parciais de 6-2 e 6-3. Momentos depois, Martim Marujo não teve desfecho semelhante e concluiu a participação ao ceder diante de Matt Ponchet, por 6-3 e 6-4.
Filipe Grebentsov ainda tremeu diante do sérvio Luca Teboul e não esteve longe da derrota, mas acionou as armas necessárias para recuperar do susto e alcançar o resultado desejado no match tie-break, ao prevalecer por 4-6, 7-5 e 10-5. Rodrigo Beires também teve árdua tarefa para se desenvencilhar do compatriota Nuno Pinheiro e só o fez por 2-6, 6-4 e 11-9, enquanto Tiago Silva assegurou o apuramento de forma menos trabalhosa, com os 6-1 e 6-2 aplicados ao irlandês Ammar Elamin.