O título conquistado em Gstaad catapultou Francisco Cabral para um novo patamar no ténis português, que lhe permitiu fazer história ao assinar um feito sem igual: aos 25 anos, tornou-se no primeiro representante nacional a erguer dois títulos ATP numa só época.
Os troféus de campeão conquistados no Millennium Estoril Open e em Gstaad colocaram Francisco Cabral em pé de igualdade com João Cunha e Silva (até então o único multititulado português) no circuito ATP, mas o lisboeta, já retirado, dividiu as duas vitórias por anos diferentes (Tel Aviv em 1992 e Casablanca com 1997).
João Sousa é o outro jogador português a contar com dois ou mais títulos (são quatro) ATP no currículo, mas todos em singulares e todos em épocas diferentes: Kuala Lumpur 2013, Valência 2015, Millennium Estoril Open 2018 e Pune 2022. Mas não andou longe de alcançar este feito em Genebra, onde perdeu in extremis para Casper Ruud.
Para além de se ter tornado no primeiro tenista português a conquistar dois títulos ATP na mesma temporada, Francisco Cabral também passou a ser o segundo representante luso a inscrever o nome no top 50 mundial de pares: esta segunda-feira surgiu na 49.ª posição, superando o melhor registo de Nuno Marques (58.º). Melhor do que ele só João Sousa, que foi 26.º em maio de 2019.
Ligações relacionadas: