Patrícia Gui e Gonçalo Castro estrearam-se, esta segunda-feira, com vitórias no Campeonato da Europa individual de sub 14 que acontece em Most, na República Checa. Carolina Correia foi eliminada, enquanto Salvador Monteiro só se estreia na terça-feira.
Num duelo relativo à primeira ronda de um quadro com 128 jogadoras (à semelhança dos torneios do Grand Slam), Patrícia Gui derrotou a georgiana Elene Khubua em duas partidas, por 6-3 e 7-5, para marcar encontro com a checa Veronika Sekerkova, quarta cabeça de série.
Já Carolina Correia, que no sábado se sagrou campeã nacional de sub 14, e teve um bye na primeira eliminatória, foi derrotada por 6-0 e 6-0 pela francesa Ophelie Boullay na segunda eliminatória.
No quadro masculino, a primeira vitória portuguesa foi assinada por Gonçalo da Rosa Castro. O jovem do Clube de Ténis de Braga ficou isento da primeira ronda e na segunda venceu o húngaro Marcell Kovacs por 6-1 e 7-5, um resultado que o deixou à espera do vencedor do encontro entre Liam Channon e Timeo Trufelli, o 10.º cabeça de série.
Por acontecer está a estreia de Salvador Monteiro. O novo campeão nacional de sub 14 também não precisou de discutir a primeira eliminatória e só irá a jogo na terça-feira, contra o alemão Diego Dedura-Palomero, que na primeira ronda venceu Deividas Bandzevicius (da Lituânia) por 6-1 e 6-0.