Depois de ter brilhado em Bastad ao ter ‘furado’ a fase de qualificação (e apenas ter sido travado por um dos finalistas), Pedro Sousa não seguiu o mesmo caminho no ATP 500 de Hamburgo e uma lesão sofrida no decorrer do encontro inaugural ditou o seu fim de linha na terra batida germânica.
O português de 34 anos, que atua com ranking protegido, apenas foi vitorioso no seu primeiro jogo de serviço, ao qual se seguiu uma quebra a favor do italiano Luca Nardi (174.º). O lisboeta ainda foi assistido quando o marcador apontava 1-4, mas as mazelas físicas impediram-lhe de dar continuidade aos esforços e a desistência acabou por se tornar inevitável.
Ainda antes de regressar ao circuito secundário, Pedro Sousa conta com uma terceira paragem seguida no ATP Tour – caso a recuperação o permita. O jogador nacional é um dos inscritos na fase de qualificação do ATP 250 de Umag, na Croácia. Quanto a João Sousa (60.º), que é o outro português a participar no circuito principal esta semana, tem acesso direto ao quadro principal em Gstaad.