Um dia depois de ter eliminado a segunda favorita da prova, Francisca Jorge (316.ª) foi incapaz de dar continuidade ao registo no Kathartika Guimarães Ladies Open e despediu-se da variante de singulares. A jogar em casa, a vimaranense falhou o acesso aos quartos de final ao ceder diante da australiana Alexandra Bozovic (466.ª) pelos parciais de 7-5 e 6-3.
A número um nacional foi a primeira a apoderar-se da liderança e até teve nas mãos hipóteses de ouro de somar a vitória no parcial de abertura, mas deixou-se igualar após dominar por 5-2 e a jogadora dos antípodas deu a volta ao cenário ao vencer os cinco jogos seguintes. Jorge voltou a colocar-se na frente no segundo set mas os acontecimentos seguintes penderam para o lado de Bozovic, que acabou por alcançar o triunfo ao fim de quase duas horas.
Com a estreia no top 300 cada vez mais próxima (ocupa virtualmente a 310.ª posição), Francisca Jorge centra a partir de agora o foco no quadro de pares e regressa ainda esta tarde à ação ao lado da irmã Matilde Jorge, tendo pela frente Inês Murta e Vasanti Shinde.