Gonçalo Oliveira (384.º) regressou ao ITF World Tennis Tour cinco meses depois para representar o estatuto de primeiro cabeça de série em Idanha-a-Nova e superou sem grandes contratempos a primeira missão. À vitória do portuense juntaram-se as de outros três compatriotas – Fábio Coelho (947.º), Henrique Rocha e Francisco Rocha (1943.º) -, que completaram a representação lusa na segunda eliminatória do torneio de 25.000 dólares.
Num de dois embates 100% portugueses da programação desta quarta-feira, Oliveira não enfrentou grandes obstáculos para impor o seu favoritismo diante do homónimo Gonçalo Falcão (1430.º) – foi necessária menos de uma hora para seguir em frente, ao fixar a vitória em 6-1 e 6-2. O seu próximo desafio vai ser diante do espanhol Miguel Garcia, que bateu o português Miguel Gomes por 6-3, 6-7 (6) e 6-4.
Fábio Coelho até viu o compatriota Tiago Torres a um passo de selar a vitória, mas encontrou armas suficientes para promover a remontada diante do qualifier e inverteu o rumo do duelo para sorrir ao fim de quase três horas pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-4. O natural de Oliveira de Azeméis tem encontro marcado com o japonês Rio Noguchi (485.º), quarto pré-designado.
Também nesta tarde Henrique Rocha viu o caminho abrir-se rumo aos oitavos de final na Beira Alta e trilhou uma exibição bastante esclarecedora diante do mais credenciado Ray Ho (723.º). O jovem maiato não perdeu tempo e ao cabo de uns curtos 66 minutos anotou a clara vitória por 6-2 e 6-3, esperando pela frente o segundo candidato Omar Jasika (411.º), que travou o qualifier Hugo Maia por 6-4 e 6-3.
Embalado pela senda vitoriosa da fase de qualificação, Francisco Rocha está a aproveitar a semana da melhor maneira e somou a segunda vitória da carreira em quadros principais do circuito profissional, sensivelmente um ano depois do seu triunfo de estreia. O português alcançou o terceiro êxito da semana ao superar o indiano Rishab Agarwal (1035.º) por 6-4 e 6-2, e ambiciona voos mais altos diante do israelita Ben Patael (553.º), nono favorito ao título.