João Sousa (60.º) foi o primeiro português a ir esta terça-feira a jogo no ATP 250 de Bastad e uma exibição pouco positiva ditou o seu fim de linha na prova sueca. Momentos depois, Pedro Sousa (430.º) regressou à ação para fazer a estreia no quadro principal e o desfecho também não foi o mais desejado: o lisboeta, proveniente da fase de qualificação, foi superado pelo argentino Francisco Cerúndolo (39.º) através dos parciais de 6-4 e 6-3.
O jogador português sofreu um deslize logo no arranque da partida e ao primeiro break sofrido seguiu-se uma nova quebra para o lado do natural de Buenos Aires. Sousa ainda reagiu ao reduzir o fosso, mas ao quarto set point o sul-americano conquistou o parcial em questão. O segundo set voltou a pender para o lado de Cerúndolo, que com uma maior eficácia alcançou uma vitória alicerçada em três novas quebras a favor e apenas uma contra.
Com a despedida de Pedro Sousa a Bastad, restam às cores nacionais o compromisso de João Sousa na variante de pares ao lado de Pablo Carreño-Busta. Já o lisboeta de 34 anos, que sai da cidade sueca com a maior vitória dos últimos dez anos de carreira, regressa apenas na próxima semana ao circuito secundário e garante provisoriamente o regresso ao top 400.