À vitória de estreia de Pedro Sousa (430.º) no ATP 250 de Bastad seguiu-se um novo triunfo registado esta segunda-feira, que se traduziu no apuramento para o quadro principal da prova sueca. O lisboeta de 34 anos voltou a mostrar-se implacável diante de um novo adversário com estatuto superior e novamente sem perder sets celebrou o êxito que lhe permitiu juntar-se a João Sousa na primeira ronda.
O português, que atua com ranking protegido, traçou uma nova exibição de muito bom nível e ao fim de uma hora e meia selou o desfecho a seu favor diante do espanhol Jaume Munar (68.º). Contrariou o registo entre ambos que indicava dois triunfos noutros tantos duelos para o maiorquino e venceu pelos parciais 6-4 e 6-4.
Rubricada a maior vitória da carreira no circuito principal – e só em 2012 somou melhor triunfo no ATP Challenger Tour -, Pedro Sousa vê aberto o caminho para o primeiro quadro principal da temporada no circuito principal. Volta a este patamar um ano depois, precisamente neste mesmo palco, em Bastad, e vai medir forças com o argentino Francisco Cerúndolo (39.º).