Ao triunfo esclarecedor de Matilde Jorge na abertura do confronto alusivo à Billie Jean King Cup com o Burundi não se seguiu uma tarefa nada fácil para a irmã Francisca Jorge. A número um nacional foi a jogo diante de uma das melhores cotadas em ação na Escópia, na Macedónia do Norte, e foi levada a esforços extra perante Sada Nahimana (296.ª), mas ao fim de quase duas horas e meia alcançou o segundo ponto necessário para a celebração das cores portuguesas perante o conjunto africano.
Num primeiro set inconstante do início ao fim, ambas colocaram-se em posição de liderança mas no final foi a jogadora vimaranense a evidenciar-se para assumir o domínio. Nahimana reagiu da melhor forma possível e de forma estrondosa restaurou a igualdade. A atleta do Burundi viu a vitória ao virar da esquina, mas Jorge resistiu aos momentos de maior tensão para protagonizar um final próximo à perfeição – vencendo cinco dos últimos seis jogos – e anotar a suada vitória por 7-5, 0-6 e 6-4.
Francisca Jorge adiciona a sexta vitória em singulares de quinas ao peito (primeira sobre terra batida) na prova internacional de seleções e assegura o triunfo luso perante o Burundi. Garantido o primeiro tento de Portugal na capital norte-macedónia, o conjunto capitaneado por Neuza Silva prepara o embate desta quinta-feira diante da Malta, que pode servir de passaporte para o play-off de apuramento para o Grupo II Europa/África.
Já sem nada em jogo e com a vitória portuguesa confirmada diante do Burundi, resta o embate de pares para dar por concluída a programação desta quarta-feira em Escópia. Matilde Jorge regressa à ação e em parceria com Inês Murta tem nas mãos a oportunidade de encerrar em pleno o dia diante das burundesas Sada Nahimana e Laura Syori.