Uma semana depois de ter disputado pela primeira vez o quadro principal de Wimbledon, Nuno Borges (123.º classificado no ranking ATP) regressou a solo português e ao ATP Challenger Tour, mas não conseguiu confirmar o favoritismo e foi eliminado na primeira ronda do Porto Open.
De regresso a um palco especial, o Complexo de Ténis do Monte Aventino, onde se sagrou campeão nacional pela primeira vez (em 2020) e no qual já disputou uma final internacional, quando o torneio ainda pertencia ao circuito ITF, o maiato cedeu pelos parciais de 7-6(5) e 6-4 para o francês Antoine Escoffier (208.º) após 1h40.
O encontro desta terça-feira, no Porto Open, foi o primeiro de Nuno Borges em piso rápido ao ar livre desde fevereiro, em Itália, e o primeiro em piso rápido ao ar livre desde novembro de 2011, no Bahrain.
Com a derrota, o número dois nacional concentra os esforços na variante de pares, na qual tentará levantar o 10.º título da carreira em torneios do ATP Challenger Tour ao lado do amigo Francisco Cabral.