Depois das duas primeiras vitórias da quinzena rubricadas após ceder um parcial, Rafael Nadal (4.º) traçou este sábado uma exibição bem mais sólida e sem enfrentar grandes contratempos cumpriu a tarefa diante de Lorenzo Sonego (54.º) ao fixar o triunfo em menos de duas horas e por 6-1, 6-2 e 6-4. Segue para os oitavos de final de Wimbledon pela décima ocasião da carreira com a exibição mais convincente da semana.
O domínio do rumo dos acontecimentos sempre pendeu para o lado do maiorquino e após breves momentos de equilíbrio destacou-se ao quebrar o italiano por duas vezes consecutivas para conquistar o primeiro parcial. Sonego não apresentou armas suficientes para travar o ascendente de Nadal que, com dois novos breaks, viu a vitória ficar a um set de distância. No terceiro e derradeiro deles, ‘El Toro’ ainda teve anulada a primeira liderança, antes de pontuar novamente para encerrar a missão a seu favor no primeiro duelo com este adversário.
De regresso ao All England Club três anos depois, o natural de Manacor tem-se afirmado cada vez mais como um dos mais promissores favoritos a conquistar o título de campeão (que a acontecer será o seu terceiro em Wimbledon) e vai partilhar as atenções do seu próximo embate com o neerlandês Botic Van Zandschulp (25.º), oponente que eliminou na caminhada para a mais recente conquista de Roland-Garros e que hoje se encarregou de bater Richard Gasquet (69.º).
Se voltar a confirmar o favoritismo e estatuto de segundo cabeça de série no segundo encontro entre ambos, Nadal vai assegurar uma vaga dentro do lote dos oito últimos resistentes na relva britânica para marcar duelo com aquele que prevalecer da partida entre Jason Kubler (99.º) e Taylor Fritz (14.º).