Rafael Nadal (4.º) chegou a ver como incerta a participação em Wimbledon mas a boa evolução do estado físico conduziu-o ao All England Club e somou esta terça-feira o primeiro triunfo da temporada em relva. O campeão das edições de 2008 e 2010 foi colocado à prova pelo argentino Francisco Cerúndolo (41.º), mas os alarmes não soaram e deu o primeiro passo na presente edição com uma vitória rubricada em quatro parciais.
Sem grande margem para vacilar, ‘El Toro’ assumiu a liderança ao conquistar os dois primeiros parciais, mas logo de seguida o natural de Buenos Aires reduziu o fosso e ameaçou o rumo dos acontecimentos. Nadal voltou a ser mais eficaz no quinto e derradeiro set, para ao fim de mais de três horas e meia somar o êxito por 6-4, 6-3, 3-6 e 6-4.
No set inaugural colocou-se na posição de domínio ao pontuar após uma troca de breaks e no segundo bastou-lhe uma única quebra para dilatar a margem. Cerúndolo elevou o ascendente no terceiro parcial e conquistou-o pela margem mínima, enquanto no quarto e último voltou a complicar a tarefa a Nadal, mas certas fragilidades apresentadas acabaram por sentenciar o resultado.
A primeira missão está cumprida e Rafael Nadal já centra o foco no próximo teste na relva do All England Club, que o opõe ao lituano Ricardas Berankis (106.º), responsável pela eliminação de Sam Querrey (157.º). O maiorquino mediu forças com o natural de Vilnius pela primeira e única vez em janeiro passado, no início da rota para a conquista do título do ATP 250 de Melbourne.