Sara Lança (1249.ª WTA) pôs termo a um interregno de dois anos e meio e voltou a triunfar em encontros alusivos ao quadro principal de torneios do ITF World Tennis Tour. A jogadora portuguesa somou a primeira vitória nacional da jornada desta quarta-feira do Cantanhede Ladies Open e alcançou uma segunda ronda pela primeira vez desde janeiro de 2020.
A jogadora do Barreiro não encarou grandes obstáculos para impor um elevado ritmo e frente à italiana Federica Prati (1064.ª) deu conta da tarefa ao fim de pouco mais de uma hora de jogo. Dominou tanto o primeiro quanto o segundo parcial e levou até ao fim uma exibição autoritária para anotar o primeiro êxito da semana em 6-2 e 6-1.
Somada a primeira vitória no circuito profissional desde que ultrapassou o qualifying do Oeiras Open em abril passado, a número cinco nacional vê o caminho aberto para a segunda eliminatória em Cantanhede e já tem adversária para discutir a continuidade em prova: vai medir forças com a australiana Olivia Tjandramulia (432.ª), que defende o estatuto de sétima favorita.
As compatriotas Abril Neto e Ana Filipa Santos não seguiram o mesmo caminho e deram por terminada a prestação na prova portuguesa, ao passo que Francisca Jorge – que defende o estatuto de sexta pré-designada – vai ainda esta quarta-feira a jogo.