Vasco Pascoal e Peu Araújo formaram parceria no Campeonato Nacional Absoluto de Padel pela primeira vez e só pararam com o troféu de campeões nas mãos, ao completarem um fim de semana perfeito na Quinta de Monserrate, em Matosinhos.
Segundos cabeças de série, Pascoal e Araújo derrotaram na final deste domingo os primeiros pré-designados, Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro, por 6-2 e 7-6(6).
A caminho da final, Vasco Pascoal e Peu Araújo precisaram de registar cinco vitórias e fizeram-no sempre em duas partidas: na primeira ronda superaram Miguel Vieira/Gonçalo Rigueira por 6-1 e 6-1, depois bateram Eduardo Lameiras/Guilherme Coelho por 6-2 e 6-2 , João Magalhães/Bernardo Bastos por 6-4 e 6-4 e, na meia-final, Diogo Schaefer/Diogo Rocha por 6-2 e 6-4.
Para Peu Araújo, a conquista deste domingo traduziu-se no primeiro título de campeão nacional, enquanto Vasco Pascoal consolidou o estatuto de recordista masculino: para além de um título de campeão nacional (2013) na prova que foi organizada pela Federação Portuguesa de Ténis entre 2011 e 2016, já venceu por nove vezes o torneio organizado pela Federação Portuguesa de Padel, títulos que divide com quatro parceiros. Destes, dois aguardam decisão final, uma vez que em 2019 e em 2021 Vasco Pascoal e Miguel Oliveira foram derrotados por Diogo Rocha e Antonio Luque na final, mas inicialmente foram considerados vencedores porque o espanhol, apesar de estar autorizado a participar na prova, não podia ser consagrado campeão nacional por não ter nacionalidade portuguesa.
Mais tarde, o Tribunal Arbitral do Desporto atribuiu o título a Diogo Rocha e Antonio Luque, mas Vasco Pascoal e Miguel Oliveira recorreram ao Tribunal Administrativo e aguardam a decisão final.
Historial de campeões nacionais de padel:
- 2022: Vasco Pascoal e Peu Araújo
- 2021: Vasco Pascoal e Miguel Oliveira***
- 2020: Vasco Pascoal e Diogo Rocha
- 2019: Vasco Pascoal e Miguel Oliveira**
- 2018: Vasco Pascoal e Miguel Oliveira
- 2017: Vasco Pascoal e João Bastos
- 2016: Diogo Rocha e Miguel Oliveira / Pedro Alves e Pedro Franchi Mendes*
- 2015: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Gonçalo Nicau e João Roque*
- 2014: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Gonçalo Nicau e João Roque*
- 2013: Diogo Rocha e Vasco Pascoal / Vasco Pascoal e Miguel Oliveira*
- 2012: João Roque e Diogo Rocha*
- 2011: João Roque Pedro Plantier*
*Campeonato Nacional organizado pela Federação Portuguesa de Ténis
**Vasco Pascoal e Miguel Oliveira foram derrotados na final por Diogo Rocha e Antonio Luque, mas considerados campeões nacionais porque o espanhol, apesar de estar autorizado a participar na prova, não podia ser consagrado campeão nacional por não ter nacionalidade portuguesa. Mais tarde, o Tribunal Arbitral do Desporto atribuiu o título a Diogo Rocha e Antonio Luque, mas Vasco Pascoal e Miguel Oliveira recorreram ao Tribunal Administrativo e aguardam a decisão final.
***Derrotados na final por Diogo Rocha e Antonio Luque, que apesar de poder participar na prova não pode ser consagrado campeão nacional por ter nacionalidade espanhola