Longe do circuito desde agosto passado e atualmente a ocupar a modesta 571.ª posição mundial, Venus Williams ainda não deu a carreira por terminada mas confirmou que não vai participar em Wimbledon, falhando assim o quarto torneio do Grand Slam consecutivo. A campeoníssima norte-americana, que esta sexta-feira completa 42 anos, venceu no All England Club por cinco ocasiões e na edição transata alcançou a segunda ronda.
A antiga líder do ranking feminino fez a campanha de estreia no Major britânico em 1997, quando contava com apenas 17 anos, e três anos mais tarde somou o primeiro troféu de campeã na relva londrina. Entre 2001 e 2009 alcançou a final do evento por sete vezes e celebrou a conquista em quatro delas (perdendo as outras três oportunidades diante da irmã Serena Williams). A sua anterior ausência remontava a 2013 e, quatro anos depois, voltou a atingir o derradeiro dia da prova feminina, mas Garbiñe Muguruza separou-a da glória.
Ainda sem data definida de regresso à atividade, os rumores sobre um eventual ponto final na carreira de Venus Williams adensam-se. Por contrapartida, Serena Williams anunciou há dias o regresso à competição após quase um ano afastada e vai fazer o primeiro teste em Eastbourne já na próxima semana (em pares, ao lado de Ons Jabeur), antes de atuar no torneio de Wimbledon, onde venceu por sete ocasiões.