Tim van Rijthoven era um nome desconhecido até para a maioria dos fãs nos Países Baixos, mas a partir deste domingo dificilmente será ignorado: aos 25 anos, e fora do top 200 mundial, o neerlandês completou uma semana de sonho em ‘s-Hertogenbosch e conquistou o primeiro título da carreira no circuito ATP com uma vitória sobre Daniil Medvedev.
A disputar apenas o segundo quadro principal da carreira em torneios ATP, o número 205 mundial impôs-se ao segundo classificado (que voltará à liderança do ranking já na segunda-feira) em duas partidas, por autoritários 6-4 e 6-1, para vencer a final deste domingo, que aconteceu 24 horas depois de também ter deixado pelo caminho o segundo favorito do torneio, Félix Auger-Aliassime.
Convidado pela organização para o quadro principal deste Libema Open, van Rijthoven — que em 2021 disputou um par de torneios em Portugal — já tinha afastado o terceiro pré-designado, Taylor Fritz.
Com esta conquista, o tenista dos Países Baixos saltará 99 lugares na atualização do ranking de segunda-feira, de 205.º para 106.º.