Duarte Vale brilha em San Diego e conquista primeiro título ITF da carreira

Beatriz Ruivo/FPT

No segundo semestre de 2021, Duarte Vale (692.º) estreou-se a disputar finais do ITF World Tennis Tour, mas este domingo foi ainda mais longe e alcançou a glória em San Diego. O jovem de Cascais sagrou-se campeão do torneio de 15.000 dólares californiano depois de resistir a uma épica batalha de quase quatro horas em que salvou outros tantos match points.

Depois de um primeiro parcial perdido pela margem mínima, o jogador luso iniciou aquela que se viria a tornar uma épica reviravolta diante do anfitrião Nathan Ponwith (714.º), mas viveu momentos de tensão com o desaire à espreita. Ao cabo de longas três horas e 47 minutos, encerrou a ‘cambalhota’ fixa nos tremendos parciais de 4-6, 7-6 (7) e 7-5.

Vale até esteve a liderar o parcial de abertura mas sofreu a outra face da moeda e precisou de correr atrás do prejuízo. O ascendente parecia estar a pender para o lado do norte-americano, que teve duas oportunidades para triunfar a 6-5 e outras tantas no tie-break, mas o português manteve a firmeza para restabelecer a igualdade. O terceiro e derradeiro set seguiu taco a taco com duas trocas de breaks e foi apenas na fase crucial que o mais cotado se evidenciou para assegurar o título ao quinto match point.

Duarte Vale, que concluiu a etapa no circuito universitário norte-americano ao serviço da Universidade da Flórida, torna-se o primeiro português a vencer esta temporada na variante de singulares do ITF World Tennis Tour e adiciona o primeiro título profissional ao palmarés depois de em 2021 ter atingido a final em Monastir e Naples. Garante também um novo máximo de carreira no ranking mundial, ao fixar-se já esta segunda-feira no 652.º posto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share