A seleção nacional portuguesa vai apresentar-se no Evento B da Zona Europa/África do Grupo III da Billie Jean King Cup em Skopje, na Macedónia do Norte, com um quarteto inédito, apesar de todas as jogadoras que esta semana foram convocadas pela capitã Neuza Silva já terem representado o país em eliminatórias anteriores.
Pela primeira vez, Francisca Jorge (346.ª WTA, que tem 14 eliminatórias disputadas em quatro nomeações), Matilde Jorge (685.ª, duas eliminatórias numa nomeação), Inês Murta (692.ª, 10 eliminatórias em seis nomeações) e Ana Filipa Santos (1113.ª, três eliminatórias numa nomeação) estarão lado a lado na representação da equipa nacional, que a partir de 4 de julho procura, em solo macedónio, o apuramento para o Grupo II.
Portugal foi sorteado no Evento B juntamente com Irlanda, Malta, África do Sul, Kosovo, Macedónia do Norte, Islândia, Quénia, Namíbia, Albânia, Congo, Uganda, Botswana, Burundi, República Democrática do Congo, Seychelles e Sudão.
No Evento A, que se realiza um mês antes (esta semana em Ulcinj, Montenegro), estão Chipre, Montenegro, Arménia, Argélia, Bósnia & Herzegovina, Marrocos, Moldova, Azerbeijão, Nigéria, Zimbabué, Camarões, Mozambique, Gana, Maurícia, Ruanda e Tanzânia.
Um segundo sorteio dará a conhecer o destino da seleção portuguesa na fase de grupos, da qual as equipas vencedoras partem para um play-off que define os dois países promovidos ao Grupo II em 2023.