Três semanas depois de ter falhado o acesso ao quadro principal do ATP 250 de Genebra, Gonçalo Oliveira (317.º) voltou a afinar as armas para uma nova participação no circuito principal e não ficou longe de avançar em ‘s-Hertogenbosch. O jogador portuense cedeu na ronda de estreia do qualifying do torneio neerlandês diante do antigo número seis mundial Gilles Simon (158.º), por 3-6, 6-3 e 2-6.
Embora o desfecho não tenha sido o mais desejado para o lado luso, Oliveira esteve a liderar tanto o primeiro como o segundo parcial. Foi logo com uma quebra no segundo jogo de serviço de Simon que assumiu o domínio, mas o veterano francês de 37 anos foi a tempo de inverter o cenário para partir para a frente ao segundo set point.
O português de 27 anos não teve tempo a perder e voltou à carga logo no arranque do segundo parcial, e com um break sem resposta foi capaz de restabelecer a igualdade e levar a decisão a terceiro e decisivo set. Oliveira ainda se manteve a discutir o resultado mas na derradeira fase Simon evidenciou-se para consumar o triunfo graças a duas quebras rubricadas.
Terminada a passagem pela relva neerlandesa, Gonçalo Oliveira faz as malas com regresso a Portugal e é um dos nomes nacionais inscritos no terceiro Challenger do Oeiras Open, a partir de 19 de junho: o nortenho é um dos melhores classificados da fase de qualificação mas ainda sonha com o acesso direto ao quadro principal, onde já se encontra Frederico Silva.