O percurso fabuloso de Iga Swiatek em 2022 está a tomar a cada dia proporções mais históricas e a líder do ranking mundial voltou a exibir-se a alto nível para dar mais um passo em Roland-Garros. Campeã da edição de 2020, a jovem polaca vai voltar a marcar presença na final após arrasar diante de Daria Kasatkina, por 6-2 e 6-1 em apenas 66 minutos.
Com apenas um parcial sofrido ao longo do percurso, Swiatek enfrentava uma jogadora com um registo ainda mais brilhante e imaculado. Mas a jogadora de Varsóvia não teve dificuldades para impor o ritmo categórico e depois de uma primeira troca de breaks impôs-se ao conquistar o primeiro parcial com duas novas quebras.
A jogadora de Moscovo não encontrou um plano exequível para colocar travão à posição hegemónica da adversária e, sem margem para dúvidas, Swiatek voltou a apoderar-se rapidamente do domínio no segundo parcial para, com dois outros breaks, chegar à confortável vitória – com contornos bem dilatados e semelhantes aos três anteriores triunfos perante Kasatkina nesta temporada.
Novamente com os pés assentes na final do torneio de Roland-Garros, a número um do ranking feminino vai procurar um novo troféu de campeã dois anos depois e enfrenta na grande decisão da quinzena aquela que sair por cima do confronto entre Cori Gauff e Martina Trevisan. Tem em aberto a hipótese de sair de Paris com o estatuto de jogadora com mais vitórias consecutivas neste século: conta com 34 triunfos seguidos e está a um de igualar Venus Williams.