O percurso de Henrique Rocha no quadro de pares do torneio júnior de Roland-Garros somou esta quinta-feira um novo capítulo e o jovem maiato garantiu o apuramento para as meias-finais na campanha de estreia no Major gaulês. Ao lado do norte-americano Nicholas Godsick, o número um nacional de juniores anotou mais uma vitória autoritária e está a um passo de voltar a colocar Portugal novamente numa final do Grand Slam.
Depois de ontem terem ‘despachado’ o desafio dos quartos de final em menos de uma hora de duração, o duo luso-americano voltou a mostrar-se inflexível e com os parciais de 6-4 e 6-4 desenvencilharam-se da parelha constituída por Ozan Colak e Jaden Weekes, ao cabo de apenas 63 minutos de encontro.
Apurado para as meias-finais de pares de Roland-Garros júnior, Henrique Rocha vai ter como próximos oponentes aqueles que saírem por cima do embate entre os primeiros pré-designados Edas Butvilas e Mili Poljicak e o par Hynek Barton e Aidan Kim, valendo a vitória o acesso à final.
A concretizar-se, o eventual apuramento de Henrique Rocha para o dia da decisão do título de pares em Paris torna-o o primeiro português desde Duarte Vale no Australian Open, em 2017. Caso feche em pleno a campanha na terra batida de Roland-Garros, o lisboeta de 18 anos será o segundo português a conquistar um título júnior do Grand Slam: Frederico Silva fê-lo no US Open (2012) – onde foi finalista vencido no ano seguinte – e em Roland-Garros (2013).