Logo após a eliminação do Masters 1000 de Madrid às mãos de Carlos Alcaraz, Rafael Nadal passou pela sala de conferências de imprensa e admitiu que a capital espanhola não foi o palco ideal para fazer a adaptação à terra batida. O maiorquino de 35 anos planeava fazer a estreia nesta superfície noutras condições e revelou que a sua ideia era disputar o Millennium Estoril Open.
“Madrid não é o torneio perfeito para voltar à competição devido à altitude e também por serem as condições mais distintas às de Roland-Garros na temporada de terra batida. Queria ter voltado no Estoril, um ATP 250 ao nível do mar, mas não consegui recuperar a tempo e não quis arriscar“, declarou o espanhol, que sofreu uma fratura de stress nas costelas no final do mês de março, em Indian Wells.
A confirmar-se, esta teria sido a primeira participação de Rafael Nadal no Millennium Estoril Open e segunda vinda a Portugal. Atuou em 2004 no Estoril Open, com apenas 17 anos, e alcançou os quartos de final após superar Goran Ivanisevic e Richard Gasquet, antes de uma lesão no tornozelo o afastar da restante temporada de terra batida.